Epílogo

Ludmila e Vladimir olham com ternura para a sua filhota recém-nascida, dormindo no berço após um parto domiciliário não muito complicado. A bebé tem umas pernas gorduchas e uma carinha redonda, já com alguns cabelos ruivos e uns olhos azul-celeste, enormes, que tenta abrir no resumo dos seus silêncios. Os pais, com orgulho e carinho, estão ao lado do berço, de mãos dadas, conversando com ternura.

Chegou uma carta, parece que nos querem ajudar — diz Ludmila, acenando na direcção da escrivaninha, onde se encontrava um envelope cinzento com um selo lacrado em vermelho onde se viam distintamente três estrelas.

Vladimir abre a carta, lendo em voz alta:

CONSULADO DA REPÚBLICA DA TURQUIA EM SINGAPURA

Anno Domini MMXVIII, ao XXII.º dia do mês de Fevereiro

À mui digna atenção de Vossas Mercês,

Senhor Dom Vladimir Barbosakov e Senhora Dona Ludmila Kolnville, genitores da neófita alma recentemente encarnada sob Vossa amorável tutela.

Muito honrados Pais,

Serve a presente missiva, lavrada sob os auspícios do Consulado da Sublime Porta nesta mui oriental possessão de Singapura, para trazer ao vosso conhecimento o singular achamento que, por meio de diligentes investigações genealógicas levadas a cabo por esta repartição, em conjunção com os Arquivos Sultanescos de Edirne e os Livros de Nobreza Georgiana, veio a lume com o peso da mais vetusta autenticidade.

Foi porventura nos rolos pergaminhosos do Mosteiro de Surp Hovhannes, em Tbilissi — cidade outrora esplendorosa — que se deu com traços de linhagem vossa, eivada de sangue antigo e ilustre, remontando ao nono século da era cristã, e que se entrelaça, por fiada e subtil teia de enlaces e partilhas, com as casas de Montmorency, de Polignac, de Ségur, de la Roche-sur-Yon, bem como com os digníssimos nomes de Villeneuve-Lembron, Chateaubriand, Beauharnais, Brissac, Saint-Évremond, de la Vallière e, por fim, Vichy.

Tendo sido a vossa mui dilecta filha, recém-vinda à luz, identificada como legítima herdeira espiritual desta constelação nobiliárquica, cumpre-nos — por decreto extraordinário do Alto Conselho Geneonímico de Istambul e com beneplácito do Ministério dos Assuntos Onomásticos conceder-vos, sem termo nem condição ulterior, uma subvenção vitalícia a favor da dita menina, proveniente do Fundo de Preservação de Linhagens Imperiais, a título de reconhecimento e revitalização da herança onomástica supracitada.

Outrossim, ser-lhe-ão facultados direitos protocolares em cerimónias de Estado otomanas simbólicas, bem como acesso a círculos diplomáticos onde a dita linhagem é venerada e mantida em justa memória.

Subscrevemo-nos com os mais elevados sentimentos de consideração e honra.

Pela Honra do Consulado,

Ao serviço da Estirpe e da Memória,

Mehmet Efendi Bulgakov

Cônsul Plenipotenciário

da República da Turquia em Singapura

Nessa mesma noite, algures num ermo esquecido do cemitério da vila Lombarda de Surcasanta, umas reticências — brancas, redondas, na tipografia Glubby — depositam um cestinho de duriões sobre a campa de Salgácio Barbarossa - uma ocorrência testemunhada ocasionalmente por alguns pastores da região desde o século XIV, nos idos de Agosto, quando o ar cálido do Verão se deixa inebriar pelos pólens das Margaridas em flor.

André Barbosa

Wells-next-the-Sea, Norfolk

Junho de 2025

Previous
Previous

#12 Fractura espacial: Constantinopla & Tbilíssi, 7 de Julho de 1271 & 2017